Quem somos

O Cursinho Livre Cláudia Silva Ferreira foi criado por estudantes provenientes de cursinhos populares como um meio de resistência à falta de acesso à cidade e à mercadorização da educação no país.

Todos os dias jovens periféricos são excluídos dos espaços centrais do município por não poder pagar pelo transporte coletivo. Como consequência dessa exclusão, esses jovens deixam de acessar os serviços públicos de saúde, educação e lazer.

Hoje temos um processo de privatização em massa dos serviços e políticas públicas no país. Um dos sinais mais claros disso é a reforma do ensino médio, que precariza a educação pública e aumenta os obstáculos para o ingresso das pessoas pobres nas universidades.

O cursinho é uma iniciativa que vem para somar com as inúmeras outras existentes na cidade no apoio autônomo do povo periférico, auxiliando-o no seu preparo para disputar uma vaga no nível superior ao mesmo tempo que combate a lógica do capital.  Muito mais do que ajudar os jovens periféricos a conseguir uma vaga nas universidades, o cursinho vem para possibilitar a compreensão de por que não há vaga para todos e todas. Tem, portanto, uma proposta política.

A formação do cursinho será totalmente horizontal e a própria dinâmica de ensino-aprendizagem poderá ser alterada conforme diálogo entre educadorxs e estudantes.